PS Central de Barueri cria 4 novos consultórios e torna atendimento mais eficiente
Começaram a funcionar, a partir de segunda-feira (dia 12), os quatro novos consultórios médicos do Pronto-Socorro Central de Barueri. Com os espaços recém-criados, o equipamento passa a contar com dez consultórios de atendimento clínico ao todo e uma expectativa de até 50% na diminuição do tempo de espera.
Com a criação das salas houve também ampliação da equipe médica, para que o atendimento seja constante em todos os 10 recintos de atendimento clínico. “Hoje estamos colocando mais quatro consultórios com mais quatro médicos. Nós vamos trabalhar com 10 médicos das 6 da manhã às 19 horas e isso vai ser fiscalizado”, garantiu o prefeito de Barueri, Rubens Furlan.
Mas não foram apenas os médicos que ganharam reforço. Desde que a Secretaria de Saúde reassumiu a gestão do PS Central, há cerca de um mês, especialistas de várias áreas têm sido contratados para melhor atender aos pacientes.
De acordo com o médico pediatra Ruy dos Santos Ruiz Marques, um dos diretores da unidade, a perspectiva é que as mudanças reflitam em breve na melhoria do fluxo no local. “Hoje trabalhamos com uma média de 19 clínicos gerais por dia e todo aumento de médico leva a um consequente aumento de toda estrutura de apoio, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, equipe de medicação, portanto, aumenta tudo globalmente”, esclarece. Animado, o médico acredita que no máximo em 60 dias os resultados saltarão aos olhos da cidade.
Outro benefício que chega ao PS são os computadores. Os dez consultórios terão, em até quinze dias, computadores novos instalados e aptos para que os atendimentos sejam informatizados e entrem diretamente no sistema adotado pela Saúde em todas as suas unidades. Além disso, equipamentos de última geração, como raio X e tomógrafo digital, devem chegar em poucos meses para tornar os atendimentos e os diagnósticos mais eficazes.
Rede de saúde
O PS Central atende uma média de duas mil pessoas por dia e o prefeito pede a ajuda dos usuários: “é muito importante que a população também saiba disso e ajude a gente a fiscalizar”, afirmou Furlan, incentivando os munícipes a utilizarem os canais de comunicação da Prefeitura, como o APP Alô Barueri.
Os grandes investimentos feitos na Saúde desde o início de 2017 também fizeram crescer a demanda, acredita o chefe do Poder Executivo. “É impressionante, em janeiro do ano passado o número de consultas era pequeno, a gente vai melhorando e com isso vai aumentando o número de usuários e nós não podemos fechar as portas, ficar numa redoma, isso não é humano, não é cristão. Nós temos que fazer tudo que é possível para atender todas as pessoas que adentrarem esta porta. Não quero fechar as portas para ninguém porque eu não quero porta fechada para mim e nem para o nosso povo”, pregou.