Inovação em Barueri: Zona Azul Digital começa a funcionar em caráter piloto
O novo sistema trata-se de uma indicação do vereador Reinaldo Campos (foto) aprovada na Câmara Municipal e que está sendo desenvolvido e implantado pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT)
Na quinta-feira (dia 25), entrou em operação a Zona Azul Digital em Barueri, tecnologia desenvolvida e implantada pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) por meio do Demutran, que administra o estacionamento rotativo.
A ferramenta está em fase de experimentação, sendo, portanto, um projeto piloto. O local escolhido para início do serviço informatizado é a praça em frente ao Ganha Tempo Municipal.
Nessa fase inicial, ao estacionar o cidadão vai ao guichê normalmente e efetua o pagamento pela permanência no local, mas ao invés de obter um cartão que deve ser colocado no vidro do veículo, a placa é registrada no sistema utilizado pelos agentes do Demutran, e ele não precisa mais voltar ao carro.
O agente entrega apenas um comprovante do pagamento ao motorista. O Demutran, por sua vez, dispõe de uma tecnologia de cunho fiscalizatório na qual consegue escanear a placa do veículo e identificar se a permanência naquele local está regular ou não.
Futuramente, de acordo com o CIT, o projeto contará com dois aplicativos: o que já está sendo utilizado pelo Demutran e um outro, que será disponibilizado ao cidadão. Este permitirá, inclusive, realizar a compra de tickets on-line, dentre outros recursos de acompanhamento. Existe ainda um terceiro recurso previsto no projeto, no qual a SSMU poderá fazer toda a gestão de venda de tickets, obter estatísticas sobre as praças com maior rotatividade e várias outras métricas.
As regras do estacionamento rotativo não mudaram: o tempo máximo de permanência na área é de duas horas; cada ticket dá direito a uma hora no local, caso o cidadão precise de mais uma hora, basta comprar mais um ticket, agora virtual.
A iniciativa é boa, mas hoje (18/02/2021) precisei usar o serviço de estacionamento rotativo e, por incrível que pareça, em pleno século 21, o pagamento é só em dinheiro. Impressionante, nos dias de hoje, um serviço tão necessário não aceitar pagamento usando cartão eletrônico.
Hoje (28/02) ainda continua o pagamento somente à dinheiro. E nada de aplicativo. Por que não utilizar o app utilizado em São Paulo que já está ativo?