Barueri tem o m² para alugar mais caro do Brasil, aponta pesquisa

Segundo analistas, além dos imóveis de luxo, a região também tem grande taxa de ocupação de galpões logísticos, o que aquece o mercado imobiliário local.

Por Estadão

27/08/2023 08h50  Atualizado há 6 horas

Barueri, na região metropolitana de São Paulo, apresenta o metro quadrado mais caro de aluguel no Brasil, superando as capitais paulista e fluminense. De acordo com ranking da FipeZap+, em julho o preço na cidade era em média de R$ 53,80 o m². O condomínio Alphaville é o responsável por puxar os preços dos aluguéis para cima na cidade. A área concentra prédios e casas de alto padrão, o que leva o município a ter preço médio 8,3% mais alto do que o de São Paulo, que tem o m² ao custo de R$ 49,69 na média.

Segundo analistas, além dos imóveis de luxo, a região também tem grande taxa de ocupação de galpões logísticos, o que aquece o mercado imobiliário local. A proximidade com São Paulo e a facilidade no acesso à Rodovia Presidente Castelo Branco também são pontos cruciais na valorização da região.

mudou. Em 2023, o IGP-M tem um acumulado negativo. Por isso, em alguns casos, pode haver uma redução nos valores de aluguéis.”

INVESTIMENTO

O relatório da FipeZap+ traz dados que mostram que a rentabilidade de um imóvel alugado é, em média, de 5,52% ao ano no País. O município mais rentável nesse indicador é Santos (SP), seguido por Praia Grande (SP) e Recife (PE), todas cidades litorâneas. São Paulo aparece na 14.ª posição do ranking, com rentabilidade de 5,71%.

Caio Nabuco de Araujo, especialista em fundos imobiliários da Empiricus Research, avalia que os imóveis podem ser opções de investimento, mas outros ativos, atualmente, rendem mais do que um aluguel. “O brasileiro tem a cultura de adquirir imóveis, o que é uma forma conservadora de preservar capital. A valorização, a depender da região, deve ser levada em conta. Mas a rentabilidade de um aluguel perante um fundo imobiliário é inferior”, afirma Araujo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *