Robô de atendimento da Ouvidoria rende mais um prêmio de Cidade Inteligente

O Chatbot – robô de atendimento empregado no APP Alô Barueri que tem revolucionado o relacionamento da Prefeitura com o cidadão (saiba mais AQUI) – já nasceu ganhando prêmio. Implantada pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) há poucos meses (lançado oficialmente em outubro), a ferramenta, que simula o atendimento humano e potencializou o contato com a Ouvidoria Municipal,  recebeu o prêmio Projeto Inovador 2018, entregue no 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, realizado nos dias 22 e 23 de novembro no município de Campo Bom-RS.

Barueri está entre as 11 cidades agraciadas por criarem projetos tecnológicos inovadores e, de todas as premiadas, é a única de fora do território gaúcho. “O objetivo é valorizar prefeitos inovadores, que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que gerem resultados positivos para a gestão pública e vida dos cidadãos”, informa a página do Congresso.

João Azevedo, gerente de sistemas do CIT, esteve no Congresso, onde palestrou e teve a alegria de receber o prêmio. “Quando falamos de Cidade Inteligente, que inclusive é a marca de governo em Barueri, temos nitidamente o foco em melhorar a qualidade de vida de pessoas e suas interações. As pessoas precisam ser impactadas em seu dia a dia e acredito que através da tecnologia é perfeitamente possível alcançar não apenas essa melhoria, mas potencializar a máquina pública, tornando-a mais eficiente em suas operações e serviços também à comunidade empresarial: o que fomenta empreendedorismo, geração de emprego e redução da desigualdade. Adotamos esse conceito como missão e os nossos projetos de TI são alinhados à plataforma de cidades inteligentes”, explica João.

Feito para dar certo 

Quem também comemora mais esse reconhecimento é o ouvidor geral do Município, Mário Trimboli Júnior. Ele conta que o projeto do APP Barueri durou mais de um ano e o objetivo era esse mesmo: criar mecanismos revolucionários que facilitassem cada vez mais a comunicação do cidadão com a Prefeitura. “O Chatbot é um recurso valioso do nosso APP, porque ele atende 24 horas por dia, sete dias por semana, e várias pessoas ao mesmo tempo. Ninguém fica sem atendimento, sem um retorno e isso tem nos ajudado a cumprir nosso papel, que é o de atender a população com eficiência”, diz.

O projeto todo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) em cinco categorias: Saúde e Bem-Estar (3), Indústria, Inovação e Infraestrutura (9), Redução das Desigualdades (10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11) e, finalmente, Paz, Justiça e Instituições Eficazes (16).

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