Abertura da Exposição “Aldeamento” em Barueri acontece neste sábado
Em comemoração ao aniversário da cidade de Barueri a Secretaria de Cultura e Turismo leva mais cultura ao bairro, apresentando à comunidade a história de Barueri em fotografias, bate papo e foto recordação.
A exposição acontece na biblioteca Luiz Fernandes, Rua Paraná, 240, Nova Aldeinha. Mais informações 4191-1061.
A história
Barueri surgiu em 1560 como aldeamento indígena em terras doadas aos jesuítas pelo governador da capitania de São Vicente, Jerônimo Leitão. Por causa da localização estratégica, às margens do rio Anhembi, que dava entrada às bandeiras, Barueri chegou a ser o mais numeroso e importante aldeamento da época.
No dia 21 de novembro de 1560, o padre José de Anchieta teria rezado a primeira missa na Aldeia, na capela que leva o nome de Nossa Senhora da Escada. O aldeamento foi alvo de investidas promovidas pelos bandeirantes para capturar índios e escravizá-los e isso praticamente dizimou a população indígena da região.
Em 1809, Barueri foi elevado a categoria de freguesa. Na segunda metade do século XIX com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, Barueri passou a ser chamado Povoado da Estação.
Em 1948, o governador Adhemar de Barros sancionou a lei que criou o município de Barueri. Em 26 de março de 1949 tomou posse o primeiro prefeito de Barueri e também foi empossada a primeira Câmara de Vereadores.
Nesta exposição você vai ver um pouco desta história retratada em fotos. Imperdível!