10 cuidados na praia: tudo que você precisa saber
Pensando nisso, selecionamos 10 dicas indispensáveis para você manter a saúde e se divertir à beira-mar. Veja tudo que você precisa saber antes de partir para o litoral. Depois disso, é só arrumar as malas!
1) Bronzeado sim, insolação não
Exposição ao sol é bom, mas vá com calma! Nossa maior fonte de vitamina D é o sol, por isso é recomendado pelos especialistas que fiquemos expostos ao sol todos os dias por, pelo menos, 15 minutos, sem fazer o uso do protetor solar. Mas é preciso dosar, em especial na praia.
Os horários ideais para tomar sol são antes das 10h e depois das 16h, quando a radiação do sol – raios UV – não é tão forte e é mais saudável para o corpo. Entre esses horários, encontre uma sombra e passe filtro solar a cada duas horas ou toda vez que sair do mar, mesmo que produto seja à prova d´água.
Leve para a praia um bom protetor solar para o corpo e, se possível, outro especial para o rosto, que tenha um fator de proteção mais alto. Também coloque na bolsa hidratantes e cremes pós-sol. Com esses cuidados na praia você pode ganhar um bronzeado seguro, sem exageros e insolações.
2) Hidratação é essencial
Água (muita água!) é indispensável no verão, seja ela natural ou de coco. Com o calor excessivo a hidratação do corpo é essencial para que você passe dias com energia e tranquilidade na praia. Esse é um dos principais cuidados na praia que você deve tomar.
Como transpiramos mais no verão, precisamos repor o líquido que perdemos. Por isso, é recomendado tomar pelo menos 2 litros de água por dia, contando com a ajuda de sucos e frutas como a melancia, por exemplo.
3) Uma boa alimentação também
É difícil resistir às delícias disponíveis nos quiosques e bares à beira-mar. Pastéis e porções de camarão, por exemplo, são liberadas sim, desde que sem exageros. Queijos e alimentos crus não são indicados, afinal podem conter contaminações.
O ideal é consumir sanduíches naturais e frutas na praia. Além de mais saudável, você pode economizar bastante e evitar os alimentos pesados. Faça os lanches em casa e leve-os em uma pequena bolsa térmica para consumo na praia. Os sorvetes de frutas também podem ser ingeridos!
4) Após a alimentação, preciso esperar para entrar na água?
Sim! Fazer uma refeição e esperar um tempo para entrar na água não era um mito criado pelos seus pais. Quando nos alimentamos, o organismo passa a dar prioridade para gastar energia no processo de digestão. Se nesse momento a pessoa realizar alguma atividade física intensa, os músculos passam a requerer mais sangue para supri-los de oxigênio, atrapalhando o processo digestivo. Por esse motivo, não é indicado entrar na água, seja no mar ou na piscina, logo após uma refeição.
5) Pais: pulseira de identificação e piscininhas vão bem
Já imaginou perder seu filho na praia? Esse tipo de situação acontece com muita frequência, pois as praias estão lotadas no verão e as crianças acabam escapando do campo de visão com facilidade.
Para se prevenir caso isso aconteça, coloque uma pulseira de identificação no seu filho, escrevendo o nome dele, o seu e, pelo menos, dois celulares de contato. Além disso, converse com a criança explicando o que ela deve fazer caso isso aconteça.
Se você quer driblar os transtornos, evitando que as crianças saiam de vista ou entrem em contato com a areia muito quente, a dica é levar uma piscininha com água doce. Dessa maneira, eles não deixam de se divertir e você também pode aproveitar a praia. Claro, que a dica é válida para crianças até 3 anos. Depois dessa idade, dificilmente você conseguirá deixá-los longe do mar.
6) O mar pode surpreender, por isso redobre o cuidado
Algumas ações simples podem evitar transtornos com o mar, afinal ele pode surpreender.
1 – Nunca nade sozinho;
2 – Nade apenas em áreas supervisionadas por salva-vidas;
3 – Consulte o salva-vidas para saber as condições para o banho e para o surfe antes de entrar na água;
4 – Evite nadar próximo às lanchas e jet-skis.
7) Cabelos pedem mais cuidados na praia
Invista em óleos para cuidar dos cabelos. Esse é um dos principais cuidados na praia, afinal, toda mulher quer ter um cabelo bonito e saudável, ainda mais durante uma viagem.
Os óleos para tratamentos capilares podem hidratar os fios, que sofrem com a água do salgada do mar. Óleos de substâncias como argan, ojon e macadâmia são ótimos para hidratar o cabelo na praia.
8) Xô, insetos!
É no verão que o conhecido Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, se reproduz com mais facilidade. Por isso, o uso de repelente é um item indispensável na bagagem. Assim como o protetor solar, é recomendado reaplicar o repelente a cada banho de mar. Além de evitar a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, o produto ajuda a repelir os borrachudos, inconveniente comum de algumas praias brasileiras.
9) Atividades físicas
Prefira o início da manhã e o finalzinho da tarde para se exercitar. É durante esses períodos que as temperaturas estão mais amenas e propícias para a prática de atividades físicas, em especial no verão. Após o exercício, não esqueça de se hidratar!
10) Evite doenças de pele
Areia e mar são lugares favoritos de fungos e bactérias. Por isso, redobre o cuidado com a higiene para evitar efeitos indesejáveis posteriormente, como micoses e outras complicações de saúde. Para isso, após o banho de mar seque bem as dobras do corpo, não use calções e sungas úmidas e lembre-se que o limão e outras frutas ácidas podem manchar a pele quando expostas ao sol.
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE PRAIA E CUIDADOS CLIQUE EM
https://blog.guichevirtual.com.br/cuidados-na-praia/