Você sabia que Barueri tem base da GCM especifica para atender mulheres vítimas de violência?
Inaugurada em março de 2018, pelo prefeito Rubens Furlan, no bairro Nova Aldeinha, a Base Guardiã Maria da Penha, é utilizada especificamente no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.
Bem localizada e com o efetivo de mais de uma dezena de agentes, a Base Guardiã Maria da Penha presta atendimento 24h. Assim que a vítima procura a polícia e presta queixa, uma equipe de guardiãs é acionada e imediatamente vai até o local dar todo o suporte à mulher. Se houver crianças, elas também são amparadas.
Os agentes da Guardiã Maria da Penha realizam visitas periódicas às vítimas e as acompanham em diversos aspectos, como a verificação do cumprimento de medidas protetivas, orientação dos direitos da mulher e até o encaminhamento dos agressores aos distritos policiais.
NÚMEROS QUE ASSUSTAM
De acordo com o Instituto Maria da Penha, a cada 2 segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal. Já a cada 22 segundos, uma mulher se torna vítima de espancamento. Na maioria dos casos, a violência é praticada pelo parceiro, dentro da própria casa.
Ameaças, insultos e perseguições também são considerados formas de agressão. Seja verbal ou física devem ser interrompidas para que o bem-estar e segurança da mulher sejam preservados.
CONTATO
Quem sofre qualquer tipo de violência doméstica deve denunciar. O telefone da Base Guardiã Maria da Penha é 4194-7562.