Setembro Amarelo é muito mais que um alerta, é informação e acolhimento

Angústia, ansiedade e depressão são os sentimentos que mais têm afetado a saúde mental das pessoas nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia, segundo estudos apontados pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS). Esses fatores podem catapultar transtornos que levam pessoas a tirarem a própria vida, daí a importância da campanha nacional de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo.

De acordo com o psicólogo Rogério Fernando Silva, que atua no Núcleo de Reabilitação Pós-Covid-19 de Barueri, tais dados se confirmam devido a crise econômica e, sobretudo, sobre as famílias enlutadas.

“Famílias foram desestruturadas pelas perdas dos seus entes queridos, pessoas perderam os empregos, empresários fecharam suas portas e muitos foram forçados a um distanciamento social e não conseguem lidar com tal realidade, principalmente aqueles que já estavam em acompanhamento psicológico com diagnóstico de depressão e ansiedade. Esses fatores são potenciais para a eminência de suicídio”, alerta o especialista.

Sinais de alerta 

Frases como “já vivi demais. Sou um peso para os outros” ou “ninguém gosta de mim e não vou fazer falta” são sinais de alerta que indicam que a pessoa está em sofrimento psíquico. Alterações extremas de humor e na rotina; pensamentos obsessivos e sem esperança; desapego e doação de pertences; comportamento irresponsável e perigoso; afastamento de amigos; e despedidas fora de contexto são importantes sinais que indicam comportamento suicida.

Preste atenção, não ignore e acolha 

Saber ouvir a pessoa atentamente sem julgamento e manifestar empatia, respeitando os seus sentimentos com demonstração de afeto e cuidado são atitudes que podem ser fundamentais na hora de ajudar aquela pessoa que pensa em cometer suicídio. E o mais importante: incentive-a a procurar ajuda profissional.

Você não está sozinho! 

Tanto para pessoas que pensam em atentar contra a própria vida, como para as famílias que ficam desoladas devido essa grave e traumática perda, a Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Diretoria de Saúde Mental, conta com uma rede de apoio composta por uma equipe multiprofissional que faz o acolhimento e a escuta psicológica.

O Setembro Amarelo é apenas um lembrete da importância de que o sofrimento psíquico é real e necessita de tratamento e, mais importante ainda, de que o suicídio pode ser evitado com escuta qualificada e muito amparo. Não só este mês, mas durante todo o ano, quem necessita de apoio mental pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa e agendar atendimento.

Casos de maior urgência, como surtos e tentativas de atentado contra a própria vida, podem ser levados diretamente a um dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) sem necessidade de agendamento. Barueri conta com o Caps Infantojuvenil (telefone 3164-9560), o Caps Adulto (telefone 3164-9562) e o Caps Álcool e Drogas (telefone 3164-9561).

Neste setembro 

Para este mês, uma série de ações que envolvem informação e escuta especializada está programada para ajudar quem precisa a fazer parte desta rede de apoio.

“A prevenção é a melhor política e possibilita detectar sofrimentos e criar uma rede não só de saúde, mas uma rede de apoio e contingência para o suporte do sofrimento psíquico, evitando o desfecho de uma morte precoce”, ressalta a diretora de Saúde Mental, Rita de Cássia Bittencourt Stella.

Confira a programação completa abaixo:

   Data                    Ação                               Local 
Primeira semana Envio por WhatsApp de cartão com o tema para alguns pacientes UBS Hélio Berzaghi (Jd. Paulista)
03/09 – 15h30 Atividade “Sofrimento Existencial para Profissionais de Saúde” (público-alvo: profissionais da UBS) UBS Edini Cavalcante Consoli (Jd. Tupan)
08/09 – 11h Atividade “Sofrimento Existencial para Profissionais de Saúde” (público-alvo: profissionais da UBS) UBS Edini Cavalcante Consoli (Jd. Tupan)
09/09 – 9h Rodas do Consultório na Rua com usuários nos atendimentos territoriais Boa Vista
10/09 – 8h Roda de Conversa UBS Julio Lizart (Vale do Sol)
10/09 – 10h Decoração com tema da campanha, atividades de ioga, skate, mural para grafitar, espaço da família, sarau, árvore de mensagens focadas na temática de prevenção ao suicídio CAPS Infantil
10/9 – 15h30 Google Meet “Família e Desenvolvimento Emocional” (https://meet.google.com/jfi-iamj-xem) UBS Edini Cavalcante Consoli (Jd. Tupan)
14/09 – 13h30 Fórum “Compreendendo os alunos em fase de adolescência”, na Emef Alcino Francisco de Souza, para o Ensino Fundamental II UBS Vince Nemeth (Jd. Audir) / Emef Alcino Francisco de Souza
15/09 – 14h Espaço de escuta com profissionais da equipe do Consultório na Rua Boulevard
16/09 – 8h30 Exibição de vídeo sobre Setembro Amarelo e elaboração de cartazes com pacientes adolescentes UBS João de Siqueira (Jardim Reginalice)
16/09 – 9h Rodas do Consultório na Rua com usuários nos atendimentos territoriais Aldeia
16/09 – 9h Visita à exposição Setembro Amarelo de Santana de Parnaíba, com pacientes e técnicos CAPS Infantil
16/09 – 13h Visita à exposição Setembro Amarelo de Santana de Parnaíba, com pacientes e técnicos CAPS Infantil
17/09 – 15h30 Google Meet “A Gente Fala, o Corpo Cala” (https://meet.google.com/ndk-hpyp-Kzs) UBS Edini Cavalcante Consoli (Jd. Tupan)
20/09 – 9h Rodas do Consultório na Rua com usuários nos atendimentos territoriais Engenho Novo
20/09 – 11h30 Fórum “Prevenção ao Suicídio” UBS Armando Gonçalves de Freitas (Pq. Imperial)
21/09 – 11h Encontro de Atualização sobre Prevenção ao Suicídio com a participação do Caps ADIII, Unidade de Acolhimento e equipe do Consultório na Rua. Distribuição de folders com o tema da campanha aos usuários e familiares, durante a semana. CRAD
21/09 – 14h Roda de conversa sobre comportamento suicida e fluxo em saúde mental UBS Julio Lizart (Vale do Sol)
22/09 – 10h Roda de conversa com funcionários da recepção da UBS, com o tema “Sensibilização e Cuidado em Saúde Mental: O Sentido da Vida” UBS Hermelino Liberato Filho (Jd. Belval)
23/09 – 9h Rodas do Consultório na Rua com usuários nos atendimentos territoriais Jardim Paulista
23/09 – 14h Roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com professores e funcionários da Emeief Bendito Aderbal Farbo UBS Julio Lizart (Vale do Sol)
24/09 – 15h30 Google Meet “Prevenção ao Suicídio, Muito Além de Setembro” (https://meet.google.com/jcg-sqyu-pxy) UBS Edini Cavalcante Consoli (Jd. Tupan)
27/09 – 9h Rodas do Consultório na Rua com usuários nos atendimentos territoriais Jardim dos Camargos
27/09 – 13h Entrega de Kits Setembro Amarelo, através de visita domiciliar para pacientes em situação de risco na região Sul CAPS Estação
28/09 – 8h30 Entrega de Kits Setembro Amarelo, através de visita domiciliar para pacientes em situação de risco na região Leste CAPS Estação
28/09 – 14h Roda de conversa com funcionários sobre luto e desmitificação do processo, acolhimento e escuta qualificada UBS Julio Lizart (Vale do Sol)
28/09 – 14h30 Fórum “Atenção e Prevenção ao Suicídio – Falar É a Melhor Solução” Núcleo Pós Covid-19
28/09 – 14h30 Fórum “Como Gerir Emoções em Tempos de Crise”, com ioga e meditação UBS Amaro José de Souza (Jd. Mutinga)
28/09 – 15h30 Fórum “Como Gerir Emoções em Tempos de Crise”, com ioga e meditação UBS Amaro José de Souza (Jd. Mutinga)
29/09 – 8h30 Entrega de Kits Setembro Amarelo, através de visita domiciliar para pacientes em situação de risco na região Oeste CAPS Estação
29/09 – 14h30 Fórum “Como Viver Diante da Dor Pode Ser a Melhor Escolha” Núcleo Pós Covid-19
30/09 – 9h Espaço de escuta com profissionais da equipe do Consultório na Rua Praça da UBS Hélio Berzaghi (Jd. Paulista)
30/09 – 10h “Caminhada pela Vida” com técnicos e pacientes do CAPS. Partida e chegada: Praça dos Estudantes CAPS Estação
30/09 – 14h “Caminhada pela Vida” com técnicos e pacientes do CAPS. Partida e chegada: Praça dos Estudantes CAPS Estação
01/10 – 11h Roda de conversa entre a equipe técnica para fomentar a discussão multidisciplinar, esclarecer dúvidas e pensar na prática da clínica do CAPS CAPS Estação
01/10 – 15h Roda de conversa entre a equipe técnica para fomentar a discussão multidisciplinar, esclarecer dúvidas e pensar na prática da clínica do CAPS CAPS Estação
TempTemp
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *